Mundo 365 - Um dos maiores Parceiros Microsoft do Brasil

Pirataria/Irregularidade de Software

Outro grande problema que pegamos em empresas é a questão licenciamento.
Especialmente no Banco de Dados, algumas empresas acabam induzidas ao erro no licenciamento ao comprar software com a Softwarehouse no modelo ISV (licenciamento embarcado direto com a aplicação).
Existem várias pegadinhas neste licenciamento que a empresa não fala para o cliente final, sendo grande exemplo os bancos Oracle e SQL Server.
Quando você compra o Oracle ASFU (Application Specific Full Use) ou o SQL Runtime você só pode ter uma base de dados, específica para o ambiente produtivo. Até ao criar uma base de testes você já está irregular.
O grande problema é que o cliente não sabe disto, e a softwarehouse vende este produto praticamente pelo preço do que lhe daria direito de uso ilimitado. O próprio consultor de implantação cria o ambiente de teste, já fazendo o cliente de largada irregular.
E no dia da auditoria a softwarehouse se faz de morta, e o cliente tem que pagar o licenciamento de uma versão superior à que necessita retroativamente desde que foi implantado para cobrir.

Cansamos de ver cliente que poderia ter tanto o SQL quanto o Oracle Standard ou até menor tendo que comprar uma versão Enterprise por Core gastando meio milhão ou mais por besteira.

Se você comprou licença da sua fabricante de sistema, não espere a surpresa acontecer, procure uma consultoria e se informe, pois você não tem como cobrar deles depois.